01/12/2010
Autor e Coautor(es)
JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Coautor(es):
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Estrutura
Curricular
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
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Tema
|
Ensino
Fundamental Final
|
Educação
Física
|
Atitudes,
conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar algumas
brincadeiras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira;
identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região;
reconhecer a importância desse aprendizado na nossa cultura; verificar a origem
do “escravos de Jó” e do “pegador”; realizar as brincadeiras escravos de Jó e
pegador.
Duração das atividades
60
min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
História da
formação do povo brasileiro, noção do que é brincadeira.
Estratégias e recursos da aula
Espaço: pátio ou
quadra grande.
Materiais: pedaços
de madeira, ou qualquer objeto pequeno, desde que tenha um para cada aluno.
Atividade 1
Apresentar à turma
os trechos abaixo:
“A utilização de
elementos naturais para a confecção de brinquedos é prática universal de quase
todos os povos antigos e até hoje, pode ser vista na África.” (p. 29).
“Até hoje, entre
inúmeros jogos espalhados pelo Sudeste e Nordeste, regiões que se destacaram
pelo cultivo da cana e uso de negros escravos, a cultura infantil preserva a
brincadeira com as denominações: chicotinho, chicotinho queimado, cinturão
queimado, cipozinho queimado, quente e frio e peia quente. Freyre considera
ainda, jogos como: pião, papagaio, e o belisco, típicos da violência do período
do engenho de açúcar.” (p.39).
“Era no interior da
casa grande e nos jogos de faz-de-conta que predominava a regra de o preto
obedecer ao branco. Assim, nos jogos de faz-de-conta, entre meninas, de andar a
cavalo ou carneiro esse princípio se estabeleceu. Entretanto, em situações livres,
(...) as crianças passavam a ter outro critério: era a habilidade no jogo que
determinava o poder.” (p.47).
Fonte: KISHIMOTO,
Tizuko Morchida. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis,
12ª ed., Vozes, 2004.
Em seguida, iniciar
uma discussão, a respeito do texto, de acordo com os seguintes questionamentos:
qual a origem étnica dos jogos citados no texto? Com base no que foi lido,
reconhecem mais alguns jogos da vivência de vocês que possam ter essa origem
africana? Qual(is)? (pular corda, pular elástico, a dança do jongo, dentre
outras).
Atividade 2
Reunir a turma e
contar-lhes a origem da brincadeira escravos de Jó: Jó é um personagem bíblico
do antigo testamento que possuía uma grande paciência. Dai a expressão
"Paciência de Jó". Segundo a Bíblia, Deus apostou com o Diabo que Jó,
mesmo perdendo as coisas mais preciosas que possuía (filhos e fortuna) não
perderia a fé. Nada indica que Jó tinha escravos e muito menos que jogavam o
tal caxangá. Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para
simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue
zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar
o capitão-do-mato. O mais difícil de entender é o que seria o caxangá. Segundo
o dicionário Tupi-Guarani-Português, a palavra vem de caá-çangá, que significa
"mata extensa". Para o Dicionário do Folclore Brasileiro, é um
adereço muito usado pela mulheres do estado de Alagoas. A verdade é que a
cantiga vem sofrendo e ainda sofre modificações em seus versos de estado para
estado. Afinal de contas, o correto seria deixarmos o Zambelê ou o Zé Pereira
ficar?
(Acesso
em 14/09/2010).
Acesso em 25/10/10
Organizar com a
turma a brincadeira do “escravos de Jó”.
Como se joga:
Como se joga:
Atividade 3
Reunir a turma e
contar-lhes a origem da brincadeira “pegador”: As fugas incessantes dos negros
para os quilombos fizeram surgir a figura do "capitão do mato". Era
ele quem caçava os fugitivos. No jogo do "pegador", a figura central
é esse caçador, que aparece no folclore da criança do Norte, do Sudeste e do
Nordeste, redutos de negros escravos.
(Acesso
em 14/09/2010).
Acesso em 25/10/10.
Organizar com a
turma a brincadeira do “pegador”.
Atividade 4
Após a realização
dos jogos, reunir a turma e debater o seguinte tema: Qual a importância dos
jogos e brincadeiras de origem africana de nossa cultura? (conhecer a origem de
alguns jogos populares no Brasil, difundir a cultura africana como uma das
construtoras da ludicidade brasileira, resgatar nossas tradições nos jogos e
brincadeiras, entender o contexto em que surgiram, dentre outros).
Recursos Complementares
Apoio
para a atividade 2 (como jogar): http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3
Apoio para
a atividade 3 (como jogar): http://criancas.hsw.uol.com.br/pega-pega.htm
(Acessos
em 14/09/2010).
Avaliação
Produzir um texto
sintetizando o que foi aprendido nesta aula.
FONTE: Portal do Professor MEC
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