Cultura Afro
– Brasileira
Objetivos:
ü
Conhecer as culturas africanas, suas crenças,
religiões, músicas, danças, artes visuais;
ü
Explicar o que representou a escravidão para o
povo africano.
ü
Pesquisar como vivem as comunidades quilombolas
no Brasil.
ü
Verificar de que forma a cultura africana
influência a cultura brasileira.
ü
Analisar a relação entre o negro e o
preconceito.
ü
Valorizar a cultura negra e seus
afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
ü
Entender valorizar a identidade da criança negra;
ü
Desmistificar o preconceito relativo aos
costumes religiosos e alimentares provindos da cultura africana;
Disciplina: Língua portuguesa
Propostas de
Conteúdos:
ü
Textos literários;
ü
Estudo de palavras de origem africana que são
comuns em nosso idioma e glossário de termos anti-racistas para construção de
dicionários;
ü
Provérbios africanos contidos nos símbolos;
ü
Reconto de mitos;
ü
Contos populares,
ü
Idiomas
Disciplina: Redação
Propostas de
Conteúdos:
ü
Análise /releitura de obras e
biografia de artistas, autores e cantores negros;
ü
Produção de poesias / paródias;
ü
Reconto de histórias e ou canções populares
preconceituosas ( Boi da Cara Preta).
Disciplina: Inglês
Propostas de
Conteúdos:
ü
Tradução de palavras de origem africana que são
comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
ü
Letras de músicas do afro-descendente jamaicano
Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças
como os americanos Malcom X e Martin Luther King.
Disciplina: Historia
Propostas de
Conteúdos:
ü
História da África: A identidade afro –
brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
ü
Os afro–brasileiros na sociedade;
ü
Quilombos ontem e hoje;
ü
Personagens ilustres negro;
ü
Indumentária
Disciplina: Geografia
Propostas de
Conteúdos:
ü
Localização do Continente africano e seus países
no Mapa-múndi;
ü
Delimitação no Mapa do Brasil das áreas
quilombolas.
Disciplina: Matemática
Propostas de
Conteúdos:
ü
Geometria, através das figuras representadas por
meio dos símbolos da cultura africana;
ü
Construção de tabelas e gráficos, relacionados
aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
ü
População negra no Brasil, na Paraíba e no
Município, de acordo com o Censo de 2010 / IBGE.
ü
Situações problemas
ü
Receitas / Medidas
Disciplina: Educação Física
Propostas de
Conteúdos:
ü
Folguedos e danças afro- brasileiras /
instrumentos musicais;
ü
Brincadeiras
ü
Destaque no esporte
Disciplina: Ensino Religioso
Propostas de
Conteúdos: Religiões e cultos afro – brasileiro.
Disciplina: Arte
Propostas de
Conteúdos:
ü
Canções populares: raggae, jazz, funk, pagode
chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
ü
Confecção de objetos artesanais como máscaras,
carrancas, vasos etc;
ü
Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras,
anéis, colares.,
ü
Cores
Disciplina: Ciências
Propostas de
Conteúdos:
ü
Culinária africana – receitas
ü
Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino):
Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
ü
Saúde população afro – descendente : pressão
arterial elevada e anemia falciforme.
ü
Melanina
Estratégias
Pedagógicas e atividades:
ü
Leitura;
ü
Declamação de poesias;
ü
Pesquisas;
ü
Exibição de filmes e vídeos: Kiriku e a
feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele(
discriminação racial da vida de adolescentes), Uma onda no ar ( a
população de uma favela encontra na comunicação, a arma contra a
exclusão social e o racismo), Um grito de liberdade (visão do
Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos (Tradições africanas
na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história
de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco
e rico e o menino branco quer cantar rap com o s negros).Quando o
criolo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no
cotidiano)
ü
Confecção de bonecas negras
ü
Confecção de símbolos ou objetos
africanos, máscaras, carrancas
ü
Desfile da beleza negra
ü
Teatro
ü
Confecção de livros, dicionários, murais,
banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura afro
ü
Reflexão sobre a imagem da população negra
apresentada nas novelas da rede de televisão
ü
Álbuns de fotos com anotações
ü
Músicas
ü
Criação de um jornal sobre a temática
ü
Criação de fantoches e bonecas de pano negras
ü
Pesquisa e apresentação de capoeira
ü
Análise de artistas e suas obras e
criação de um folder para divulgação
ü
Júri simulado, a partir de enquetes, expressando
situações de racismos expressadas pelos alunos
ü
Debates
ü
Usar chages para analisar criticamente fatos de
discriminação e racismos
ü
Reprodução de desenhos usando escalas
ü
Pesquisar em materiais impressos u internet os
símbolos da cultura africana
ü
Confecção de estamparia em tecidos ou papel,
usando moldes vazados
ü
Apresentar a Lei 10.639 em cordel
ü
Reescrita de poesias ( As borboletas,
de Vinícius de Morais...)
ü
Apresentação de histórias nas quais a cor preta
tem destaque positivo, com personagens negras representadas por
qualidade e beleza: menina bonita do laço de fita, O menino marrom, Biografia
das cores, História da preta, O menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna
e galinha Angola , As pérolas de Cadja etc;
ü
Coreografia, dublagem e apresentação culturais
de músicas, como; Aquarela do Brasil , Canto das três
raças – Clara Nunes, Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza –
Gilberto Gil, Kizomba – Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do
Povo - Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta
BRASIL – Alcyr Pires Vermelho etc
ü
Oficinas: Tranças, música, filmes/vídeos, danças
e Capoeira
ü
Palavras cruzadas, caça palavra,
ü
Seminários
ü
Leitura de imagens
ü
Leituras de textos reflexivos, poéticos e
informativos;
ü Leitura
compartilhada e dialogada de textos reflexivos
ü Pesquisa
e leitura em jornais e revistas sobre discriminação racial
ü (organizar
as informações no mural para conhecimento de todos).
ü Leitura
e canto coletivo de músicas
ü Dinâmica
de motivação sobre o tema
ü Definir
um horário semanal para assistir filmes culturais afrodescendentes ou que
enfoquem discriminação étnico-racial.
ü Sugerir
filmes para que assistam
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