quinta-feira, 17 de maio de 2012

Homofobia na Comunidade Escolar



09/11/10



Por Carolina Nunes



O Rio de Janeiro participou da pesquisa “Homofobia na Comunidade Escolar”, estudo qualitativo realizado pela ONG paulista Reprolatina em 11 capitais brasileiras. O trabalho buscou conhecer a percepção de gestores, educadores e alunos da rede pública de ensino – com foco no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano – sobre a situação da homofobia no ambiente escolar, visando dar subsídios ao programa Brasil sem Homofobia.



A pesquisa ouviu 1.400 participantes – dos quais 385 estudantes e 410 professores – e incluiu quatro escolas em cada capital – duas estaduais e duas municipais –, escolhidas entre as que obtiveram classificação superior a 75 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A pesquisa da Reprolatina obteve resultados similares ao do estudo “Juventude e Sexualidade” realizado pela Unesco em 2004, que abrangeu diferentes aspectos da vida sexual dos jovens, incluindo a discriminação em relação aos homossexuais no ambiente escolar.



Ambas as investigações mostram a forte presença da homofobia na escola, embora ela seja negada, já que a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) é pouco visível neste ambiente. No caso do levantamento da Unesco, mesmo que um grande número dos alunos tenha afirmado posições libertárias em relação à homossexualidade na escola, cerca de um quarto dos estudantes entrevistados afirmou que não gostaria de ter um colega homossexual. Na pesquisa da Reprolatina, por sua vez, foram recorrentes relatos do tipo “Tem que se respeitar o lugar onde você está. Se ele (aluno homossexual) não se mostra, não será agredido”, dito por uma autoridade escolar entrevistada. Ou “Não gosto de excessos quando é apelativo. Atrapalha a aula”, relato de um aluno.



“Quando os estudantes homossexuais não se mostram, são mais aceitos”, avaliou a presidente da Reprolatina durante o lançamento dos resultados do Rio de Janeiro. “Alguns dos entrevistados afirmaram achar que a escola é um ambiente igual para todos, alegando que os homossexuais são pessoas ‘alegres’ e bem aceitas por fazerem a alegria de todos, e que só não frequenta a escola quem não quer. A homofobia na escola é negada, primeiramente, pelo discurso que invisibiliza a presença de estudantes LGBT e, segundo, porque as expressões da homofobia são muitas vezes minimizadas ou neutralizadas. Deboches ou piadinhas não são percebidos como expressões homofóbicas”, revelou a presidente da Reprolatina, Margarita Díaz.



Se a presença de estudantes gays e lésbicas é invisibilizada nas escolas (sendo o segundo grupo ainda mais “invisível” que o primeiro), o que dizer das travestis? “Nos resultados referentes ao Rio de Janeiro, houve o reconhecimento de que a exclusão das travestis e transexuais representa um desafio para a escola. Percebemos a não aceitação ao uso do nome social, da maquiagem e do banheiro feminino por parte desses grupos. Sentimentos de nojo ainda predominam”, observou a coordenadora do estudo.

A pesquisa revelou ainda haver regras de namoro diferentes para alunos homossexuais e heterossexuais e a existência de discursos de repressão para manter a ordem. “Beijo na boca entre dois meninos ou duas meninas me choca”, relatou um dos participantes.



A investigação trouxe também à tona o discurso de que a diversidade sexual não deve ser realçada na escola ou ter um tratamento especial. E revela um desconhecimento total sobre os conceitos de gênero e orientação sexual. “Para a maioria dos educadores, orientação sexual significa educar e informar sobre gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)”, afirmou Margarita.
De acordo com a pesquisa, a homofobia na escola é tão “invisibilizada”, que a evasão escolar de estudantes gays e lésbicas é sempre justificada pela direção como sendo causada por fatores como o uso de drogas, nunca pela homofobia. E a evasão é apenas uma das consequências da discriminação apuradas pela pesquisa: na lista figuram ainda a depressão, a tristeza e casos de suicídio entre os estudantes LGBT.



“Esses indicadores não nos fizeram felizes, mas não há nenhuma novidade no que foi apresentado. Entretanto, nos mostrou que precisamos avançar cada vez mais com o combate da homofobia nas escolas. Dos 11 estados pesquisados, o Rio de Janeiro foi sem dúvida onde mais houve avanços em políticas públicas. Nós reconhecemos esses problemas e saímos na frente com este trabalho que antecedeu a realização da pesquisa. Temos um objetivo forte, de reduzir estes números nos próximos anos”, concluiu Rita.


FONTE DA PESQUISA: http://www.eloslgbt.org.br/2011/06/homofobia-na-escola-eles-deram-cara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário