quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Projeto "Negro Olhar": história e cultura na E. M. Dr. Deoclécio Machado Filho



africanidade Uma das mudanças mais importantes em nossa legislação educacional diz respeito à inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e particulares.

negro_olhar2
negro_olhar3
negro_olhar4
É o resgate de uma dívida acumulada ao longo de séculos de políticas sociais, econômicas e culturais marcadas pela exclusão.
“O saber é uma luz que existe no homem. É a herança de tudo aquilo que nossos ancestrais puderam conhecer e que se encontra latente em tudo que nos transmitiram, assim como o baobá já existe em potencial em sua semente.”
Amadou Hampâte Ba, escritor africano do Mali

Essa situação perversa é o alvo da Lei nº 10.639/03 – ela permite o resgate da linha histórica que antecede o tráfico de escravos de origem africana para o Brasil e recoloca o negro como um personagem central na formação da nação brasileira. É nesse contexto que o projeto “Negro olhar” está inserido. Apresenta a história africana como um instrumento de resgate da cidadania, afirmando a riqueza, a força e a importância da participação do negro em nossa sociedade desde o período colonial até os dias atuais.
O projeto, desenvolvido na Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho, localizada no Cosmorama, apresenta, de forma clara e contundente, uma cultura negra que é, ao mesmo tempo, africana e brasileira, e, acima de tudo, coerente com sua história, tradições e peculiaridades. A professora Márcia Nabuco coordenou o projeto e justifica a proposta: “Estudamos a história da Mesopotâmia, da Grécia, de Roma ou ainda a Reforma Religiosa, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e a Independência Americana. Esses fatos explicam sim nossas realidades ou alguns momentos de nossa História e é, portanto importante o seu estudo. E a África?  Por que não estudar a história da África, origem da civilização, em um país como o nosso, predominantemente marcado pela miscigenação?”.
Valorizar a história e a cultura

Em uma das vertentes do projeto, os profissionais da escola foram estimulados a trabalhar a sua identidade e a redefinir as concepções que possuem sobre temas como racismo, preconceito, ideologia, cultura, gênero e estereótipos. Outra ação importante foi a criação de um acervo bibliográfico de apoio aos educadores da escola, dirigido à valorização da história e da cultura afro-brasileira. Há também um blog ( www.projetonegroolhar.blogspot.com ), catálogo de filmes e acervo de filmes em DVD.

“Ao criar e desenvolver o projeto, tivemos a intenção de criar condições para que os professores desenvolvessem trabalhos sobre o tema. Assim, levantamos informações, criamos uma sala multiuso chamada Espaço África, apresentamos filmes, organizamos exposições e até fizemos visitas ao Museu do Pontal e ao consulado de Angola. Toda semana houve alguma atividade relacionada ao projeto aqui na escola”, explica. Até mesmo a tradicional Festa Junina abriu as portas para o projeto e reservou um espaço para especial a africanidade, o “Cantinho Afro-Brasileiro”, com direito a canjica e caldinho de feijão.

Outro objetivo alcançado pelo projeto foi a integração entre os diversos segmentos. Márcia explica que era percebida uma lacuna entre os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Nas nossas atividades, os trabalhos exibidos foram desenvolvidos por alunos de todos os níveis, sem discriminação. Todos expuseram e foram valorizados por suas participações”.

Entre as atividades relacionadas ao projeto, “Lugar de negro é...” foi considerada uma das mais marcantes. “Ali, nós mostramos que o negro ocupa postos importantes em nossa sociedade e no mundo. Mostramos o Barack Obama, negro e presidente dos Estados Unidos. Mostramos, com Martin Luther King, a influência do negro nos movimentos sociais. Também mostramos a força do Black Power e da música negra”. Com isso, mostramos aos nossos alunos que eles têm motivos de sobra para orgulharem-se de suas origens e que podem, e devem, lutar pelo espaço a que têm direito em nossa sociedade”, concluiu.  

Projeto Negro Olhar
Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho
Realizado entre fevereiro e dezembro de 2009

Objetivos
- Levar alunos e educadores a reconhecer e afirmar a contribuição da população negra na construção da cultura e da sociedade brasileira, incluindo ainda a questão racial como objeto de reflexão.
- Implantar, como determina a Lei nº 10.639/03, a inclusão do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes  à História do Brasil, em nível global na Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho.

Público alvo
- Todos os professores e profissionais da escola;
- Todos os alunos do ensino fundamental nos turnos da manhã, tarde e noite.negro_olhar4

Equipe
Coordenação: Márcia Nabuco
Participação: Fábio Melo
Implantação: Teresa de Oliveira, Marise Gualberto, Áurea Lobo e Paulo Ferrari


Por Gerson Tavares
Fotos: divulgação
Fonte: Página do "Escola por quem faz" da Prefeitura de Mesquita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário