terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Cultura Afro-Brasileira





Cultura Afro – Brasileira

Objetivos:
ü  Conhecer as culturas africanas, suas crenças, religiões, músicas, danças, artes visuais;
ü  Explicar o que representou a escravidão para o povo africano.
ü  Pesquisar como vivem as comunidades quilombolas no Brasil.
ü  Verificar de que forma a cultura africana influência a cultura brasileira.
ü  Analisar a relação entre o negro e o preconceito.
ü  Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
ü  Entender valorizar a identidade da criança negra;
ü  Desmistificar o preconceito relativo aos costumes religiosos e alimentares provindos da cultura africana;

Disciplina: Língua portuguesa
Propostas de Conteúdos:
ü  Textos literários;
ü  Estudo de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e glossário de termos anti-racistas para construção de dicionários;
ü  Provérbios africanos contidos nos símbolos;
ü  Reconto de mitos;
ü  Contos populares,
ü  Idiomas

Disciplina: Redação
Propostas de Conteúdos:
ü  Análise /releitura de obras  e biografia de artistas, autores e cantores negros;
ü  Produção de poesias / paródias;
ü  Reconto de histórias e ou canções populares preconceituosas ( Boi da Cara Preta).

Disciplina: Inglês
Propostas de Conteúdos:
ü  Tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes;
ü  Letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King. 

Disciplina: Historia
Propostas de Conteúdos:
ü  História da África: A identidade afro – brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
ü  Os afro–brasileiros na sociedade;
ü  Quilombos ontem e hoje;
ü  Personagens ilustres negro;
ü  Indumentária

Disciplina: Geografia
Propostas de Conteúdos:
ü  Localização do Continente africano e seus países no Mapa-múndi;
ü  Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas.

Disciplina: Matemática
Propostas de Conteúdos:
ü  Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
ü  Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população negra no Brasil;
ü  População negra no Brasil, na Paraíba e no Município, de acordo com o Censo de 2010 / IBGE.
ü  Situações problemas
ü  Receitas / Medidas

Disciplina: Educação Física
Propostas de Conteúdos:
ü  Folguedos e danças afro- brasileiras / instrumentos musicais;
ü  Brincadeiras
ü  Destaque no esporte

Disciplina: Ensino Religioso
Propostas de Conteúdos:  Religiões e cultos afro – brasileiro.

Disciplina: Arte
Propostas de Conteúdos:
ü  Canções populares: raggae, jazz, funk, pagode chorinho, rap, samba e outros que abordem o tema.
ü  Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas, vasos etc;
ü  Confecção de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.,
ü  Cores

Disciplina: Ciências
Propostas de Conteúdos:
ü  Culinária africana – receitas
ü  Mamona (mamoeiro, carrapateira ou rícino): Práticas fitoterápica , uso lubrificante e biodiesel.
ü  Saúde população afro – descendente : pressão arterial elevada e anemia falciforme.
ü  Melanina

Estratégias Pedagógicas e atividades:
ü  Leitura;
ü  Declamação de poesias;
ü  Pesquisas;
ü  Exibição de filmes e vídeos: Kiriku e a feiticeira, Kiriku e os animais da floresta, Vista minha pele( discriminação racial da vida de adolescentes), Uma onda no ar (  a população de uma favela encontra na comunicação, a arma  contra a exclusão social e o racismo), Um grito de liberdade (visão do Apartheid na África do Sul. Luta contra o Racismo), Tudo aos domingos (Tradições  africanas na vida das pessoas), O Contador de Histórias, Narciso (história de dois meninos que encontram uma lâmpada mágica:o menino negro quer ser branco e rico e o menino branco quer  cantar rap com o s negros).Quando o criolo dança ( entrevistas mostram situações vividas pelo negro no cotidiano)
ü  Confecção de bonecas negras
ü  Confecção de símbolos ou objetos africanos,  máscaras, carrancas
ü  Desfile da beleza negra
ü  Teatro
ü  Confecção de livros, dicionários, murais, banners, cordel ou cartazes privilegiando a cultura afro
ü  Reflexão sobre a imagem da população negra apresentada nas novelas da rede de televisão
ü  Álbuns de fotos com anotações
ü  Músicas
ü  Criação de um jornal sobre a temática
ü  Criação de fantoches e bonecas de pano negras
ü  Pesquisa e apresentação de capoeira
ü  Análise de artistas e suas obras  e criação de um folder para divulgação
ü  Júri simulado, a partir de enquetes, expressando situações de racismos expressadas pelos alunos
ü  Debates
ü  Usar chages para analisar criticamente fatos de discriminação e racismos
ü  Reprodução de desenhos usando escalas
ü  Pesquisar em materiais impressos u internet os símbolos da cultura africana
ü  Confecção de estamparia em tecidos ou papel, usando moldes vazados
ü  Apresentar a Lei 10.639 em cordel
ü  Reescrita de poesias  ( As borboletas, de Vinícius de Morais...)
ü  Apresentação de histórias nas quais a cor preta tem destaque positivo, com personagens  negras representadas por qualidade e beleza: menina bonita do laço de fita, O menino marrom, Biografia das cores, História da preta, O menino Nito, Ana e Ana, Tranças de Bintou, Bruna e galinha Angola , As pérolas de Cadja etc;
ü  Coreografia, dublagem e apresentação culturais de  músicas, como;  Aquarela do Brasil , Canto das três raças – Clara Nunes, Lavagem cerebral – Gabriel, o pensador, Mão de Limpeza – Gilberto Gil, Kizomba – Martinho da Vila, Dia de graça – Candeia, Milagres do Povo - Caetano Veloso e Gilberto Gil, Sorriso Negro – Dona Ivone Lara, Canta BRASIL – Alcyr Pires Vermelho etc
ü  Oficinas: Tranças, música, filmes/vídeos, danças e  Capoeira
ü  Palavras cruzadas, caça palavra,
ü  Seminários
ü  Leitura de imagens
ü  Leituras de textos reflexivos, poéticos e informativos;
ü  Leitura compartilhada e dialogada de textos reflexivos
ü  Pesquisa e leitura em jornais e revistas sobre discriminação racial
ü  (organizar as informações no mural para conhecimento de todos).
ü  Leitura e canto coletivo de músicas
ü  Dinâmica de motivação sobre o tema
ü  Definir um horário semanal para assistir filmes culturais afrodescendentes ou que enfoquem discriminação étnico-racial.
ü  Sugerir filmes para que assistam
               
Blog da Tia Lenise

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