segunda-feira, 29 de abril de 2013

Inscrições abertas para o Seminário Virtual Nacional "História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola" - Conquistas, Desafios e Perspectivas: 10 anos da Lei nº 10.639/03


O seminário vai debater os 10 anos da Lei 10.639/03, que trata da obrigatoriedade de ensino da cultura africana nas escolas públicas do Brasil. Conquistas, desafios e perspectivas da Lei serão a abordagem do seminário que terá abertura presencial no dia 13 de Maio - data em que se comemora a Abolição da Escravatura no País.


Abertura
13 de maio de 2013
Museu do Homem do Nordeste
Fundaj Casa Forte
Debates virtuais
De 14 de maio a 8 de julho de 2013.

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), através de uma ação conjunta da Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional (Difor) e da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), promove o Seminário Virtual Nacional "História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Escola - Conquistas, Desafios e Perspectivas: 10 anos da Lei nº 10.639/03", que terá abertura com cerimônia presencial no auditório Benício Dias, no Museu do Homem do Homem do Nordeste (MHNE), no dia 13 de maio. A partir do dia 14 de maio até 8 de julho, o seminário prossegue no ambiente virtual, com programação de diversos debates. As inscrições seguem até o dia 22 de abril, no site da Fundaj.
O Seminário vai analisar os 10 anos da Lei nº 10.639/03 que regulamenta a obrigatoriedade do ensino da cultura negra nas escolas públicas. Os debates serão feitos no Portal da Educação a Distância (EAD) da Fundaj. A partir disso, a equipe de Sistematizadores produzirá relatório das discussões para a produção de um livro em comemoração aos 10 anos da lei.
Pela Lei, a escola tem papel preponderante na eliminação das discriminações e para a emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais.
O evento é realizado em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Fundaj, Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEAB’s), Associação Nacional Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).

:: Objetivos do Seminário
Debater de forma ampla as conquistas e desafios vividos nos processos de implementação da lei no10.639/03 a partir das experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, das Redes de Ensino e dos Fóruns Estaduais e Municipais de Educação e Diversidade Étnico-Racial; 
Socializar experiências desenvolvidas pelas redes de ensino nas diferentes regiões do país;
Refletir sobre os temas fundamentais que envolvem a Educação das Relações étnico-Raciais;
Publicar um livro que contemple os resultados do Seminário;
Produzir um Documentário a partir de depoimentos sobre os 10 anos da Lei 10.639/03.

:: Metodologia 
O Seminário se desenvolverá a partir de 06 grandes temas. Cada tema terá um (a) autor (a) convidado (a) que elaborará um texto introdutório (5 a 10 páginas) com três questões-chave que abrirão o diálogo. Esse texto será comentado por um/a pesquisador/a e, posteriormente, ficará aberto para a participação e discussão dos inscritos no seminário. Os debates ocorrerão num fórum de discussão no Portal EAD FUNDAJ – Seminário Virtual – 10 Anos da Lei 10.639/03. Os comentários, opiniões serão sistematizadas pela Equipe de Sistematizadores/as, que produzirão um relatório síntese das discussões do tema.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA (SEMINÁRIO PRESENCIAL):

Abertura do SEMINÁRIO VIRTUAL
Dia: 13/05/2013
Local: Auditório Benício Dias – Museu do Homem do Nordeste
Hora: 9 h
Inscrições no local do evento.

MESA DE ABERTURA:  
 Representante da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI/MEC
 Representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR
 Representante da Fundação Cultural Palmares
 Representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO
 Representante do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Pernambuco – CEPIR-PE
 Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN
 Coordenador do Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros-CONNEABs
 Coordenadora do GT 21 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação ANPED
 Presidência da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj
 Representante do Fórum de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Pernambuco
 Representante do Movimento Negro Pernambucano -
 Representante do GT RACISMO DO Ministério Público de Pernambuco
 Representante do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT
 Representante da Associação Caminhada de Terreiros de Pernambuco - ACTP

CONFERÊNCIA DE ABERTURA:  
Hora: 10h  
Conferencista: Profª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar)
Intervalo: 12 h às 14 h

RODA DE DIÁLOGO – A Educação das Relações Étnico-Raciais e a construção de um sistema público de qualidade
Local: Auditório Benício Dias – Museu do Homem do Nordeste
Hora: 14 h às 15:30min
Profª Maria Aparecida da Silva Bento (CEERT)
Profª Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA)
Profª Fátima Oliveira (GTErê – Secretaria de Educação do Recife)
Mediação: Prof. Moisés de Melo Santana

EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DO PRÊMIO CEERT  
Local: Hall do Auditório  
Hora: 15h30 às 17 h  
Exposição Interativa: RetratoSubstantivoFeminino  
APRESENTAÇÃO CULTURAL  
Hora: 17h  
ENCERRAMENTO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO
Profª Wilma Baía Coelho (CONNEABs)
Profª Silvani Valentim (GT 21 da ANPED)
Prof. Paulino Cardoso (ABPN)
COORDENAÇÃO GERAL
Prof. Moisés de Melo Santana (CONNEABs)
Profª Ana de Fátima Pereira de Sousa Abranches (FUNDAJ)
Assistentes
Raquel Amorim (UFPA)
Rosângela Silva (UFPA) 
Manoel ZózimoNeto – Fundaj 
Camila Evaristo da Silva (ABPN/CONNEABs)

Programação Preliminar



SEMINÁRIO VIRTUAL NACIONAL :CONQUISTAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS: 10 anos da LEI no 10.639/03
 
TEMA 1 –10 ANOS DA LEI NO 10.639/03 – UM OLHAR CRÍTICO-REFLEXIVO
EMENTA: Provocar um olhar crítico-reflexivo sobre os desafios ainda colocados para a educação das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, 

EXPOENTE: Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (UFSCar – SP)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780511A0
Prof. Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR) http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762115E7
Profª Rachel Oliveira (UESC)
SISTEMATIZADOR(A): Prof. José Eustáquio de Brito (UEMG)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736321Z3
Profª Claudia Miranda (UNIRIO)
Prof. Carlos Benedito Rodrigues da Silva (UFMA)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780789T5
 TEMPO PARA O DEBATE: 13 a 20 de maio de 201Ø  Texto de abertura – 13 de maioØ  Envio dos comentários: 14 a 20 de maio 2013

TEMA 2 – A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES/AS
EMENTA: Apresentar os desafios fundamentais colocados para a educação das relações étnico-raciais a partir dos resultados da pesquisa Práticas Pedagógicas de Trabalho com Relações Étnico-Raciais na Escola na Perspectiva da Lei 10.639/03 (MEC/SECADI/UNESCO).
EXPOENTE: Profª Drª Nilma Lino Gomes ( UFMG)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728281P2       
MODERADORES (AS):
  • Profa Tatiane Consentino (UFScar) 
  • Profª Maria Lucia Rodrigues Muller (UFMT)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796346T7
 • Prof ªTania Muller Mara Pedros Müller (UFF)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773481H6
SISTEMATIZADORES(A):
Profª Dayse Moura (UFPE)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736405U5
Profª Maria Aparecida Silva Bento (CEERT)
TEMPO PARA O DEBATE: 21 a 28 de maio
Ø  Texto de abertura – 21 de maio
Ø  Envio dos comentários: 22 a 28 de maio

TEMA 3 – CURRÍCULO E  EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 
Ementa: Analisar as tensões e as interrelações entre currículo e a educação das relações étnico-raciais nos processos de implementação da lei 10.639/03 no Brasil
MODERADORES/AS: 
Profª Maria Aparecida Moura (UFMG)
Profª Maria Aparecida Barreto (UFES)
Profª Maria Alice Rezende (UERJ)
SISTEMATIZADORES/AS:
   • Profª Joana Célia dos Passos (UNISUL)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709008A7
Profª Iolanda de Oliveira (UFF)
Profª Florentina Souza (UFBA)
TEMPO PARA O DEBATE: 29 de maio a 05 de junho
Ø  Texto de abertura – 30 de maio
Ø  Envio dos comentários: 30 de maio a 05 de junho

TEMA 4 – PLURALIDADE RELIGIOSA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – TENSÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
EMENTA: Discutir as tensões subjacentes à Educação das Relações Étnico-Raciais vivenciadas nas práticas pedagógicas que tratam das expressões religiosas de matrizes afrobrasileiras.
Expoente: Profª Helena Theodoro (FAETEC/RJ)MODERADORES/AS:Profª Denise Botelho (NEAB/UFRPE)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731487J6
SISTEMATIZADORES/AS:Profª Rosalira Oliveira (Fundaj)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761741A4
TEMPO PARA O DEBATE: 06 a 13 de junho
Ø  Texto de abertura – 07 de junhoØ  Envio dos comentários: 07 a 13 de junho

TEMA 5 –   A GESTÃO DEMOCRÁTICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, DIREITOS HUMANOS E  EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
 
Ementa: Analisar as relações entre a gestão democrática, as práticas e os direitos humanos na perspectivas da educação para as relações étnico-raciais.
EXPOENTE:  Profª Ilma Fátima de Jesus  - (SECADI/MEC)
MODERADORES/AS:Profª. Marli Silveira (UNB)Profª Eugênia Portela de Siqueira Marques (UFGD)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730091Y8
SISTEMATIZADORES/AS:Prof. Roberto Borges (CEFET RJ)
TEMPO PARA O DEBATE: 14/06 de junho a 21 de junhoØ  Texto de abertura – 15 de junhoØ  Envio dos comentários: 15 de junho a 21 de junho

TEMA 6 – AÇÕES AFIRMATIVAS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
EMENTA: Discutir as interfaces entre as Ações Afirmativas no Ensino Superior e a Educação para as Relações Étnico-Raciais.
EXPOENTE: Ahyas Siss (LEAFRO – UFRRJ)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708349Y0
MODERADORES/AS:Profª Delcele Mascarenhas Queiroz (UNEB)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700638Y7
Prof. Alexandre Nascimento (FAETEC/RJ)
SISTEMATIZADORES/AS:Prof. Sales Augusto (UNB)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791295H2
Carlos Augusto Sant’Anna Guimarães (Fundaj)
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717960H6
TEMPO PARA O DEBATE: 01 de julho a 08 de julho
Ø  Texto de abertura – 02 de junho
Ø  Envio dos comentários: 02 de junho a 08 de julho
SISTEMATIZAÇÃO DO SEMINÁRIO
 Coordenadora: Profª Wilma Baía Coelho (GERA UFPA/CONNEABs)http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706830A8

FONTE? site da Fundacao Joaquim Nabuco

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