terça-feira, 3 de abril de 2012

Arquivo digital de Nelson Mandela é disponibilizado na web

FONTE: Fundação Palmares, by Drielly Jardim
Por Drielly Jardim 

A História que conta a busca de Nelson Mandela pela liberdade de seu povo ganhou mais alguns capítulos. Na última terça-feira (27), centenas de cartas, fotografias e documentos relativos à vida de Mandela foram disponibilizados no site archive.nelsonmandela.org. A iniciativa faz parte do projeto que visa aumentar o acesso aos arquivos que detalham a luta por justiça do primeiro presidente negro da África do Sul e principal oposicionista do apartheid. 
Entre os itens digitalizados e projetados para exposição estão cartas que Mandela escreveu para sua família – e que foram contrabandeadas para fora da prisão –, o seu cartão de membro da Igreja Metodista de cerca de 80 anos atrás e manuscritos das negociações que puseram fim ao apartheid. 
O executivo-chefe da Fundação Nelson Mandela, Achmat Dangor, afirma que a exposição desse material “torna um legado muito procurado disponível para o mundo”.
Ndileka Mandela, neta do ex-presidente, afirma que está radiante pelo arquivo online e que não se ressente pela divulgação do material. “Embora desejássemos considerá-lo apenas nosso avô, ele é uma figura pública. A publicação das cartas que ele escreveu para vários membros da família não é realmente um problema, porque mostra às pessoas que ele é um ser humano”, garante Ndileka.  
O projeto – Elaborado pelo Centro de Memória Nelson Mandela e pelo Instituto Cultural Google, o projeto teve um custo inicial de 3 milhões de dólares e é a primeira iniciativa deste tipo do Google, que assegurou que o material está aberto a todos e os detentores de direitos autorais originais mantêm seus direitos.
A intenção é tornar esse projeto uma vitrine para que, futuramente, os conteúdos de outras figuras históricas do século 20 também sejam disponibilizados online. 
Clique aqui e confira o acervo online.

Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário